20/07/2024
Nesta semana, líderado por Tinha Di Ferriera, a Associação Central de Projetos Nova Remédios marcou presença na Plenária do Novo Zoneamento e Código de Obras da cidade de Osasco, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento urbano justo, sustentável e inclusivo da Vila dos Remédios.
Durante o encontro com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a associação apresentou propostas fundamentais para garantir o direito à moradia e a melhoria das condições urbanas do território. Entre os principais encaminhamentos da plenária, destaca-se:
Solicitação da mudança de zoneamento do terreno do DAEE para ZEIS:
A Nova Remédios defendeu oficialmente que o terreno do DAEE, localizado na Rua Pedro Rissato, seja reclassificado como ZEIS – Zona Especial de Interesse Social, o que permitirá a construção de até 600 moradias populares, como previsto no projeto habitacional coordenado pela associação. A medida visa atender a famílias em situação de vulnerabilidade que lutam pelo sonho da casa própria.
Proposta de reclassificação urbana para desenvolvimento da Vila dos Remédios:
Também foi solicitada a atualização do zoneamento do quadrante formado pelas ruas:
Nossa Senhora dos Remédios, Francisco Alves, Santa Eroltides, Santo Ubaldo, Santo Anastácio, Santa Luzia, São Domingos, São Sebastião, Frei Augusto Béquer, João A. Bonald, José Joaquim Guerra, José Teixeira de Barros, Leão XII, Sérgio Porto, Luiza Coutim e Rosa Coutim, permitindo a construção de prédios de até 16 andares.
Essa proposta tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano da região, garantindo habitações verticalizadas, com infraestrutura adequada, e acessíveis à população local.
Zona da SABESP: preservação ambiental e combate às enchentes
Por fim, a associação reiterou a importância da preservação da área da SABESP como espaço de interesse ambiental e uso público. Foram mencionados os decretos de desapropriação assinados em 2016 e 2018 pelos então prefeitos Jorge Lapas e Rogério Lins, que reconhecem a área como de utilidade pública.
A proposta da Nova Remédios é que o espaço seja destinado à criação de um parque arborizado com reservatório para contenção das águas das chuvas, contribuindo para resolver o histórico problema de enchentes na parte baixa da Vila dos Remédios, além de promover área de lazer e recuperação ambiental urbana.