INSFRAESTRUTRA
INSFRAESTRUTRA
Veja os projetos de melhora de infraestutura idealizados pela Nova Remédios:
Construção de uma nova UPA - Unidade de Pronto Atendimento ou PS - Pronto Socorro no terreno localizado na Rua São João, na Vila dos Remédios, desafogando o atendimento no PS da Vila Ayrosa.
Construção de Piscinão e Área de Lazer no terreno da SABESP na Vila dos Remédios, solucionando o problema das enchentes, recuperando a arborização da cidade de Osasco e trazendo uma área de lazer, esporte, educação e recreação para para o espaço.
Revitalização completa da Praça Nossa Senhora dos Remédios e a melhoria das vias adjacentes, proporcionando maior segurança, acessibilidade, beleza e funcionalidade ao espaço público.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR
O plano diretor de uma cidade é um instrumento de planejamento urbano que estabelece diretrizes e normas para o desenvolvimento e a ordenação do espaço urbano. Ele visa garantir um crescimento sustentável, organizado e equilibrado, contemplando aspectos como uso e ocupação do solo, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana e habitação, sendo fundamental para a gestão das cidades, pois orienta políticas públicas, ações governamentais e a iniciativa privada, visando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.
A participação da Associação Central de Projetos Nova Remédios na revisão do plano diretor de Osasco propôs várias solicitações relevantes para o uso do solo na região da Vila dos Remédios, com o objetivo de promover o bem-estar da comunidade e a preservação ambiental. As principais propostas defendidas incluem:
Troca do zoneamento para totalmente residencial na baixada da Vila dos Remédios: A mudança irá promover o desenvolvimento habitacional no bairro, permitindo que sejam construídos empreendimentos com até 16 andares no quadrante entre a Avenida Nossa Senhora dos Remédios até a Avenida Presidente Kennedy.
Mudança do zoneamento da área do DAEE - Departamento de água e Esgoto para ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social): Essa solicitação busca promover a inclusão social e garantir que a área pretendida, na Rua Pedro Rissato, possa ser utilizada para a construção de habitações populares, fortalecendo o direito à moradia digna.
Desapropriação da área da Sabesp para construção de um parque de uso múltiplo: A proposta visa transformar uma área que, segundo laudos ambientais, não tem condições adequadas para construção de moradias populares devido à contaminação do solo, em um espaço que possa ser utilizado para a recuperação da arborização da cidade, como um parque recreativo. A mesma solicitação propõe solucionar o problema das enchentes com um piscinão embaixo do parque, de acordo com o Decreto 11131/2016 que declarou a área de utilidade pública e o Decreto nº 11605/2018 que confirmou a destinação do terreno para a implantação de equipamentos públicos que conjuguem a qualificação ambiental. Os decretos, em vigor, relativos ao terreno da Sabesp podem ser pesquisados no site: https://leismunicipais.com.br.
A participação ativa no plano diretor reforça o compromisso da associação com um desenvolvimento urbano sustentável, justo e planejado.